Semana passada iniciei um artigo com dicas para que você seja um excelente vendedor, porém, são muitas dicas importantes e deixei a melhor parte para hoje.
Preste atenção nestas ações que farão com que você descubra e aprimore seu talento para vendas. O sucesso é uma questão de escolha.
Como na lista anterior parei no número 6, darei sequência com a sétima dica. Confira!
7 – Frases ideais para o bate-papo de vendas
Para induzir o cliente à compra você deve usar frases que despertem o interesse, por exemplo:
- Este valor é promocional por ser lançamento, com tempo limitado.
- Adquirindo hoje você ganha um brinde especial
- Tenho a ponta entrega
- É um produto exclusivo
- Já sai daqui linda e sedutora
Para persuadir o cliente à compra seja sutil, use frases que demonstrem o benefício ou empreguem uma qualidade ao cliente, por exemplo:
- Com este perfume vai se sentir poderosa
- Este perfume é para pessoas com personalidade
- Este perfume é para pessoas elegantes
- Este perfume é para pessoas determinadas
- Esta loção aliviará a dor e o cansaço
- Este creme te rejuvenescerá
- Estar bem nutrido nos deixa muito mais atraentes
8 – Fechamento de Vendas
Assim como em todo o processo, o fechamento requer técnicas de vendas e muito cuidado para não perder a cliente no último segundo. Confira algumas dicas:
Seja atento e perceba os sinais de compra:
- Como posso pagar?
- Tem desconto a vista?
- E se levar os dois?
- Tem a pronta entrega?
- Cliente procura mais informações no catálogo
- Solicita sua opinião
- Acha caro
Saiba entender as objeções para contorná-las:
- Objeção não válida – Aquela em que o cliente usa argumentos que nem ele sabe se é verdade, boatos que ouviu ou impressões que traz consigo. Você como usuário e conhecedor do produto pode mostrar a ele que a objeção não é real (delicadamente)
- Objeção real – Aquela em que o cliente aponta um fato real, geralmente por medo. Você pode tirar todas as dúvidas do cliente, reduzindo ou erradicando os medos.
- Objeção oculta – Aquela quando você nota que o cliente quer negociar, mas não negocia e não diz o porque. Neste caso você pode fazer perguntas sobre o produto, como se sente em relação a ele e as condições, sondando-o até entender o por que não houve negociação.
Durante a conversa final, seja indutor. Você precisa direcionar a intenção do cliente usando, por exemplo: Eu sei + intenção positiva + mas/e + complemento (contradição)
Veja: “Eu sei + que você quer economizar + mas + este produto se não for de boa qualidade pode causar danos a pele e irá te prejudicar”
9 – Técnica do “OU” para fechamento
Faça suas perguntas sempre dando uma margem de escolha para o cliente, porém levando-o a se decidir:
- O senhor prefere amadeirado ou aromático de ervas?
- Prefere pagar a vista ou parcelado?
- Será em dinheiro ou cartão?
- Embalagem simples ou para presente?
10 – Seja amigo dos clientes: Pós-venda
Depois de fechar a venda, pegue indicações com o cliente, visite os indicados nos locais de trabalho, visite seu cliente a cada 30 dias para criar laços e receber feedback sobre os produtos. Contate-os em datas comemorativas para desejar felicidades (aniversário, final de ano, etc)
É preciso fidelizar os clientes para conseguir novos clientes. Tenha todos os clientes como amigos e coloque-os em sua agenda de programações.
Seja o Papai Noel do seu cliente. Ele deve te esperar ansioso por sua visita e te ver como um amigo e não somente um consultor de vendas.
OBS: O plano de negócio deve ser apresentado somente depois que você tiver vendido o produto e recebido por ele. Em um momento onde você não venderá nada, apenas apresentará uma oportunidade ao seu cliente.
Para finalizar esta lista de dicas, fique atento a um ponto muito importante.
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Não tenha as seguintes atitudes:
- Não conhecer ou não acreditar no que vende – nunca irá vender
- Ser apático e conformista – quem não corre atrás não consegue clientes
- Esquecer os clientes – nunca de a venda fechada por cliente encerrado, ele será para sempre seu cliente.
- Exagerar nas abordagens – seja natural, apenas conte para o cliente que você usa algo bom que ele também pode usar.
- Falar demais – dê espaço ao cliente, deixe que ele fale, se expresse.
- Ser inflexível – Não seja inflexível e muito menos intolerante, ouça, entenda as dores do cliente e torne a compra o mais agradável possível, melhore as condições se for necessário.
- Ignorar o pós-venda – Nunca esqueça o pós-venda. Seja o melhor amigo dos seus clientes, venda por dinheiro e também por amor.
Descubra o motivo de compra e explore-os:
A pessoa que comprar o seu produto sempre terá um motivo, como por exemplo, busca de vantagem, lucro ou benefício, medo de perda, desvantagem ou prejuízo, evitar desconforto ou dor, alcançar prazer e senso de realização pessoal, status, reconhecimento social e destaque.
Prestando atenção ao motivo, sondando educadamente, você poderá oferecer o produto ideal.
Vender é uma mistura de técnica com força de vontade. Todo mundo pode e só depende de você, então #VáeFaça! Pratique!
Qualquer dúvida e sugestão eu estou disponível para te ajudar! Comente, compartilhe e me siga também no facebook, sempre tenho videos importantes lá.
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Abraço e até semana que vem.