Dicas

Semana passada iniciei um artigo com dicas para que você seja um excelente vendedor, porém, são muitas dicas importantes e deixei a melhor parte para hoje.

Preste atenção nestas ações que farão com que você descubra e aprimore seu talento para vendas. O sucesso é uma questão de escolha.

Como na lista anterior parei no número 6, darei sequência com a sétima dica. Confira!

7 – Frases ideais para o bate-papo de vendas

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Para induzir o cliente à compra você deve usar frases que despertem o interesse, por exemplo:

  • Este valor é promocional por ser lançamento, com tempo limitado.
  • Adquirindo hoje você ganha um brinde especial
  • Tenho a ponta entrega
  • É um produto exclusivo
  • Já sai daqui linda e sedutora

Para persuadir o cliente à compra seja sutil, use frases que demonstrem o benefício ou empreguem uma qualidade ao cliente, por exemplo:

  • Com este perfume vai se sentir poderosa
  • Este perfume é para pessoas com personalidade
  • Este perfume é para pessoas elegantes
  • Este perfume é para pessoas determinadas
  • Esta loção aliviará a dor e o cansaço
  • Este creme te rejuvenescerá
  • Estar bem nutrido nos deixa muito mais atraentes

8 – Fechamento de Vendas

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Assim como em todo o processo, o fechamento requer técnicas de vendas e muito cuidado para não perder a cliente no último segundo. Confira algumas dicas:

Seja atento e perceba os sinais de compra:

  • Como posso pagar?
  • Tem desconto a vista?
  • E se levar os dois?
  • Tem a pronta entrega?
  • Cliente procura mais informações no catálogo
  • Solicita sua opinião
  • Acha caro

Saiba entender as objeções para contorná-las:

  • Objeção não válida – Aquela em que o cliente usa argumentos que nem ele sabe se é verdade, boatos que ouviu ou impressões que traz consigo. Você como usuário e conhecedor do produto pode mostrar a ele que a objeção não é real (delicadamente)
  • Objeção real – Aquela em que o cliente aponta um fato real, geralmente por medo. Você pode tirar todas as dúvidas do cliente, reduzindo ou erradicando os medos.
  • Objeção oculta – Aquela quando você nota que o cliente quer negociar, mas não negocia e não diz o porque. Neste caso você pode fazer perguntas sobre o produto, como se sente em relação a ele e as condições, sondando-o até entender o por que não houve negociação.

Durante a conversa final, seja indutor. Você precisa direcionar a intenção do cliente usando, por exemplo: Eu sei + intenção positiva + mas/e + complemento (contradição)

Veja: “Eu sei + que você quer economizar + mas + este produto se não for de boa qualidade pode causar danos a pele e irá te prejudicar”

9 – Técnica do “OU” para fechamento

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Faça suas perguntas sempre dando uma margem de escolha para o cliente, porém levando-o a se decidir:

  • O senhor prefere amadeirado ou aromático de ervas?
  • Prefere pagar a vista ou parcelado?
  • Será em dinheiro ou cartão?
  • Embalagem simples ou para presente?

10 – Seja amigo dos clientes: Pós-venda

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Depois de fechar a venda, pegue indicações com o cliente, visite os indicados nos locais de trabalho, visite seu cliente a cada 30 dias para criar laços e receber feedback sobre os produtos. Contate-os em datas comemorativas para desejar felicidades (aniversário, final de ano, etc)

É preciso fidelizar os clientes para conseguir novos clientes. Tenha todos os clientes como amigos e coloque-os em sua agenda de programações.

Seja o Papai Noel do seu cliente. Ele deve te esperar ansioso por sua visita e te ver como um amigo e não somente um consultor de vendas.

OBS: O plano de negócio deve ser apresentado somente depois que você tiver vendido o produto e recebido por ele. Em um momento onde você não venderá nada, apenas apresentará uma oportunidade ao seu cliente.

Para finalizar esta lista de dicas, fique atento a um ponto muito importante.

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  • Não tenha as seguintes atitudes:

  • Não conhecer ou não acreditar no que vende – nunca irá vender
  • Ser apático e conformista – quem não corre atrás não consegue clientes
  • Esquecer os clientes – nunca de a venda fechada por cliente encerrado, ele será para sempre seu cliente.
  • Exagerar nas abordagens – seja natural, apenas conte para o cliente que você usa algo bom que ele também pode usar.
  • Falar demais – dê espaço ao cliente, deixe que ele fale, se expresse.
  • Ser inflexível – Não seja inflexível e muito menos intolerante, ouça, entenda as dores do cliente e torne a compra o mais agradável possível, melhore as condições se for necessário.
  • Ignorar o pós-venda – Nunca esqueça o pós-venda. Seja o melhor amigo dos seus clientes, venda por dinheiro e também por amor.

    Descubra o motivo de compra e explore-os:

A pessoa que comprar o seu produto sempre terá um motivo, como por exemplo, busca de vantagem, lucro ou benefício, medo de perda, desvantagem ou prejuízo, evitar desconforto ou dor, alcançar prazer e senso de realização pessoal, status, reconhecimento social e destaque.

Prestando atenção ao motivo, sondando educadamente, você poderá oferecer o produto ideal.

Vender é uma mistura de técnica com força de vontade. Todo mundo pode e só depende de você, então #VáeFaça! Pratique!

Qualquer dúvida e sugestão eu estou disponível para te ajudar! Comente, compartilhe e me siga também no facebook, sempre tenho videos importantes lá.

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Abraço e até semana que vem.

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